sexta-feira, 17 de abril de 2015

CASAMENTO



É mais que a união de duas pessoas
pois juntos com elas vão
o caráter
os costumes
e a educação
assim como as famílias
que vão como malas
querendo ou não

quando almas gêmeas
se encontram
entrelaçam-se
embaraçam-se
loucas de desejos  

os olhos apaixonados
só enxergam
a beleza
e o encantamento

os ouvidos apurados
só ouvem
o gorjeio
que embala
o deslumbre do momento

e nunca ouvem um conselho
ou ensinamento

mas
ao passar dos dias
meses
ou anos
um dia
a paixão inicial esfria
a beleza e o deslumbre acabam
e os pássaros já não gorjeiam
grasnam
gralham
e perdem o encanto

só restando a certeza
da união precipitada
ou 
do amor verdadeiro 
que nunca acaba

então
cada um vai se acomodando
pelos cômodos
ou
em cada canto do pensamento

entre os pratos
e talheres bagunçados
ou
em respeito mútuo

nas roupas sujas
desarrumadas
pela casa
ou
em comprometimento

nas escovas de dentes
postas lado a lado
ou
em juramento

e dentro desta malga
de desventura ou contentamento
às vezes
por fim
só resta as crias
que mantêm o casamento

por isso
a união de duas pessoas
deve ser com discernimento
sem perder a essência
do individualismo
em seu envolvimento
e amando cada instante
os doces momentos
pois o que passa
passa
e se perde ao vento   

Jussara Pires