É mais que a união de
duas pessoas
pois
juntos com elas vão
o
caráter
os
costumes
e
a educação
assim
como as famílias
que
vão como malas
querendo ou não
quando
almas gêmeas
se encontram
entrelaçam-se
embaraçam-se
loucas de desejos
os
olhos apaixonados
só enxergam
a beleza
e o encantamento
os ouvidos apurados
só ouvem
o gorjeio
que embala
o deslumbre do
momento
e nunca ouvem um
conselho
ou ensinamento
mas
ao passar dos dias
meses
ou anos
um dia
a
paixão inicial esfria
a beleza e o deslumbre
acabam
e os pássaros já
não gorjeiam
grasnam
gralham
e perdem o encanto
só
restando a certeza
da união
precipitada
ou
do amor verdadeiro
que nunca acaba
então
cada um vai se
acomodando
pelos cômodos
ou
em cada canto do
pensamento
entre os pratos
e
talheres bagunçados
ou
em respeito mútuo
nas
roupas sujas
desarrumadas
pela casa
ou
em comprometimento
nas escovas de
dentes
postas lado a lado
ou
em juramento
e
dentro desta malga
de desventura ou
contentamento
às
vezes
por fim
só
resta as crias
que mantêm o
casamento
por
isso
a
união de duas pessoas
deve
ser com discernimento
sem
perder a essência
do
individualismo
em seu envolvimento
e
amando cada instante
os
doces momentos
pois o que passa
passa
e se perde ao vento
Jussara Pires