quarta-feira, 19 de abril de 2017

O DIA DO ÌNDIO


Dia de reflexão

qual a razão da preservação da cultura desse povo?
das riquezas de seus artesanatos?
do conhecimento das ervas medicinais? 
da sabedoria dos anciões?

o índio é a história viva
que nunca foi escrita
passada de pai para filho
registrada jamais

porém
o índio foi esquecido
não aprendemos nada com eles
do que eles têm para nos ensinar

a cuidar da natureza 
a respeitar os mais velhos
a educar as crianças
e a criar guerreiros

corajosos guerreiros
honrados guerreiros
leais guerreiros
o que os faz grandes demais

talvez aprendêssemos muito mais
com suas crenças
do que 
com as nossas descrenças

e apesar de termos deles 
só uma vaga lembrança 
eles continuam lutando pela sobrevivência
mesmo em sua subsistência
que nós os deixamos

mesmo assim 
vão lutando
contra os grileiros
os fazendeiros
os madeireiros
os mineiros
e os preconceitos

 eles lutam contra todos
 eternos guerreiros

é preciso mais que a lembrança de um dia
é preciso abraçar a luta 
que eles enfrentam todos os dias
por tudo que lhes fora tirado
suas terras 
suas caças 
seus rios
sua mata... 
ou melhor dizendo
do que resta de sua casa

precisamos preservar a cultura
dos donos de nossa terra   
      
índio não quer apito
quer ser respeitado

 Viva o Dia do índio!

Jussara Pires