domingo, 25 de outubro de 2015

O SILÊNCIO



Nem sempre significa paz
pois a paz
não vem do silêncio
mas sim
do barulho que o silêncio faz

é no silêncio
que choramos as nossas tristezas
lamentamos as nossas derrotas
sorrimos as nossas alegrias
e gritamos as nossas vitórias

é no silêncio
que refletimos as nossas atitudes
e enfrentamos os nossos monstros

e é no silêncio
 que traçamos novas estratégias
 para vencermos as nossas guerras

o silêncio
nem sempre significa paz
pois a paz
não vem do silêncio
mas sim
do barulho que o silêncio faz

Jussara Pires



terça-feira, 13 de outubro de 2015

VIUVINHAS




Borboletas não
viuvinhas!
ela batia palmas
adorava viuvinhas

plantei um pé de acácia
na porta da casa
que enchia de viuvinhas
só para ver o sorriso
da menina

traquina
valente
sempre sozinha
e desde  pequena
nada temia

era muito levada
voltava
com um olho roxo
mas o desaforo
ela não levava

tudo queria saber
gostava de ler
e a língua presa
não era motivo
para não aprender

ela vestia ‘pacote’
em vez de capote
e usava ‘lidificador’
para fazer um suco forte

por que?
sempre perguntava
o que é isso?
sempre curiosa
por que não?
nunca aceitava
e por que sim?
sempre duvidosa

e sempre dizia
“quem pergunta o porquê
será esperta quando crescer”

mas
quando ficava doente
e sempre ficava doentinha
eu entristecia

como eu sofria
e muito mais que chorar
por dentro
eu morria

por muitas vezes
perdi a esperança
de vê-la crescida

mas
ela sobreviveu
porém
a pequena
pouco cresceu

por que?
ela é a minha eterna menina!


Jussara Pires