quarta-feira, 6 de março de 2019

CADÊ O AMOR?


CADÊ O AMOR?

O amor tirou férias da humanidade
e o ódio se instalou no seio da sociedade
e o que mais vemos são barbaridades

pessoas são queimadas
florestas dizimadas
terrorismo
homicídios
mulheres violentadas,
crianças famintas...

a humanidade está evoluindo
para sua própria destruição

vivemos momentos de pura agressão
quando não é pela crença
é pelo sexualismo
é pela origem
é por ser gordo demais
ou por não piscar com o olho esquerdo primeiro...
tanto faz!

cruéis  imposições da sociedade
servem para conter a massa
e para determinar  superiores
para manter cabeças baixas
isso vem de berço
está nas entranhas devassas!

mas nem sempre os ofensores são inteiramente brancos
e nem sempre os ofendidos são inteiramente negros
mas no fundo há heranças

o fanatismo está em voga
e  o objetivo sempre foi o poder
o poder pisar
manipular
humilhar

sejam os órfãos
índios
mendigos
refugiados
ou negros
todos desvalidos
todos condenados ao desrespeito

e por onde passam
enlameiam tudo
soterram
contaminam
destroem
exterminam
a fauna
e a flora
já tão esparsa

enquanto alguns molham as mãos
outros simplesmente as lavam
e fecham os olhos
para tamanha desgraça

eles machucam
eles matam!

e nada é pelo amor
é pelo simples prazer de causar dor
pelo ódio
pelo poder
e pelo dinheiro

e o dinheiro compra tudo e todos
cala a boca e castra
principalmente
de quem não vale nada!


terça-feira, 9 de janeiro de 2018

COMO SER GRANDE

Para sermos grandes
Não precisamos melhorar as aparências
mas sim 
o conteúdo

Não precisamos aumentar os saltos
mas sim
pôr os pés no chão
e pisar leve
para não perturbar a paz

Não precisamos levantar os narizes
mas sim
abaixar a cabeça
e olhar nos olhos
para enxergar a verdade

Não precisamos correr sobre todos
mas sim
andarmos juntos
um passo de cada vez
emparelhando

Não precisamos diminuir 
nem humilhar 
nem maltratar...

Precisamos sim
de ter coragem 
para demonstrar humildade
bondade

Isso sim
é ser realmente grande
demonstrando caráter

Jussara Pires

domingo, 31 de dezembro de 2017

COM QUAL ROUPA EU VOU?

Para a virada de ano
com qual roupa eu vou?

a roupa pode ser
de qualquer cor

branca
amarela 
rosa
ou vermelha

verde
azul
ou preta

pode ser até reluzente
dourada
ou prateada

mas a roupa
aquela feita de pano
que enfeita 
que engana
essa eu não vou

pois as roupas não revelam quem somos 
mas sim o que sonhamos
então com qual roupa eu vou?

eu irei vestida 
de gratidão
e de respeito
pelo ano
que passou

e vou vestida 
de coragem
modéstia
e de humildade
pelo ano que ainda não entrou

nua
como vim ao mundo
coberta só de amor

e a cor?
furta-cor!


Jussara Pires

sexta-feira, 30 de junho de 2017

COBAIAS





A tecnologia existe
desde remotos tempos
rústica
mas eficaz
e com o decorrer do tempo
a aprimoraram
para facilitar a vida
e a tornaram boa demais

mas nem sempre a usaram
com inteligência
uns a usaram para manipular
outros para usurpar
e outros tantos para causar
a demência

os homens criaram um monstro
e não conseguiram saciar sua sede
e a cada dia
ele conquista mais espaço
sobrepondo-se ao criador
o seu único obstáculo

e pouco a pouco
ela vai causando estragos
devastando a flora
extinguindo a fauna
poluindo o ar
escasseando a água
e por fim
o planeta vai se tornando imprestável

os homens andam tão obcecados
pela tecnologia do momento
que não veem 
o que está acontecendo

são ratos de laboratório
cobaias
de seu próprio entretenimento.

Jussara Pires

Foto de: Jussara Pires

segunda-feira, 15 de maio de 2017

MARIPOSAS


As pessoas manejáveis
pela mídia 
pela moda
e pelo glamour 
são atraídas pelo brilho
e não pelo conteúdo.

Jussara Pires



quarta-feira, 19 de abril de 2017

O DIA DO ÌNDIO


Dia de reflexão

qual a razão da preservação da cultura desse povo?
das riquezas de seus artesanatos?
do conhecimento das ervas medicinais? 
da sabedoria dos anciões?

o índio é a história viva
que nunca foi escrita
passada de pai para filho
registrada jamais

porém
o índio foi esquecido
não aprendemos nada com eles
do que eles têm para nos ensinar

a cuidar da natureza 
a respeitar os mais velhos
a educar as crianças
e a criar guerreiros

corajosos guerreiros
honrados guerreiros
leais guerreiros
o que os faz grandes demais

talvez aprendêssemos muito mais
com suas crenças
do que 
com as nossas descrenças

e apesar de termos deles 
só uma vaga lembrança 
eles continuam lutando pela sobrevivência
mesmo em sua subsistência
que nós os deixamos

mesmo assim 
vão lutando
contra os grileiros
os fazendeiros
os madeireiros
os mineiros
e os preconceitos

 eles lutam contra todos
 eternos guerreiros

é preciso mais que a lembrança de um dia
é preciso abraçar a luta 
que eles enfrentam todos os dias
por tudo que lhes fora tirado
suas terras 
suas caças 
seus rios
sua mata... 
ou melhor dizendo
do que resta de sua casa

precisamos preservar a cultura
dos donos de nossa terra   
      
índio não quer apito
quer ser respeitado

 Viva o Dia do índio!

Jussara Pires


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

AMOR NÃO É GUERRA!



a melodia que vibra no peito
é a batida compassada do coração
e o nome desse sentimento
é felicidade

quem não compreende a felicidade
não sabe o que é o amor
porque
o amor e a felicidade
andam juntos

porém
há quem acredite
que amor
é sinônimo de
escravizar
espezinhar
e de lamentar

lamentar
a dois
a três...

mas
o amor e a felicidade
é apenas a harmonia
de outros sentimentos
como
a paz
a tranquilidade
e a liberdade
  de pensamento

Jussara Pires

Foto de: Jussara Pires