segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

EITA, QUE MENINO LEVADO!

EITA, QUE MENINO LEVADO!

Menino arteiro
cadê o frasco de vidro da vovó?

foi o Saci
minha vó
foi ele quem o pegou
chegou em um pé de redemoinho
pulando em uma perna só
Pererê
Pererê
Pererê...
e o vidro ele levou

menino sapeca
cadê o cordão da vovó?

foi o Saci
minha vó
foi ele quem o pegou
ele veio em um pé de redemoinho
pulando em uma perna só
Pererê
Pererê
Pererê...
e o cordão ele carregou

menino danado
cadê a linha da costura da vovó?

foi o Saci
minha vó
foi ele quem a pegou
chegou em um pé de redemoinho
pulando em uma perna só
Pererê
Pererê
Pererê
e a linha ele temperou

menino travesso
cadê o papel de seda para fazer a minha flor?

foi o Saci
minha vó
foi ele quem o pegou
Ele veio em um pé de redemoinho
pulando em um pé só
Pererê
Pererê
Pererê...
e o papel de seda ele apanhou

menino esperto
e de quem é essa pipa?
quem a fabricou?

foi o Saci
foi ele quem veio aqui
em um pé de redemoinho
Pererê
Pererê
Pererê...

pulando em uma perna só

Jussara Pires



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

LOUCOS POR CORROMPER...



O branco tão alvo
tão puro que traz a paz
a pura paz
vazia...
igual a alma
de quem não tem nada por dentro
apenas um momento

branco
como uma nuvem branca intocada
imaculada louça
e os dedos prontos
como um giz
loucos para borrar o branco
por inteiro

a paz nesse momento
entra em sincronia
com o deslizar dos dedos no teclado
que vai despejando
com todo sentimento
até ver sangrar
a última gota do pensamento
que vai escoando devagar
sobre a folha branca

e nas doces tardes de domingo
ainda fingindo ser eu mesma
mas já me indo
entre as linhas vou me transformando
em pessoas
em lugares
que jamais vi
vivendo outros mundos
conhecendo sentimentos
tão escondidos dentro de mim
e aos poucos
vou juntando os pedaços
cada traço
cada vírgula
pontos
vou formando frases
parágrafos
fazendo o que eu queria fazer

e a folha branca
muito branca
agora está toda borrada...
cheia de letras...
que contam uma história
ou alguma coisa

para quem quiser ler

Jussara Pires



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SAUDADE



é coisa engraçada
seja a distância e o tempo qual for
quando bate no peito
aperta uma dor
um sofrimento
que a gente não sabe
se é de tristeza
de alegria
ou de amor
apenas quer ter
de novo
aquele momento


Jussara Pires


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

PAI



Sentir tua falta
eu não sinto
pois
se sinto
eu não me lembro
Já que o tenho
sempre comigo
em cada gesto meu
são os teus
que eu repito

há momentos que jamais esqueço
um carinho

sem teu carinho
um abraço


sem teu abraço
mas teu olhar já dizia tudo


e todo o teu apreço

a saudade aperta em raros momentos
que me vejo


sem a tua companhia
e nem vejo


a tua mão segurando a minha...
sinto-me tão desamparada 


e tão sozinha!

mas fechando os olhos


e respirando fundo
sinto o teu espirito e o meu


caminhando juntos
o teu coração

eu escuto

dentro do meu peito...
tua ausência então


deixa de ser um tormento

pai!

esteja tu onde estiveres
sei que um dia

nos reencontraremos

Jussara Pires.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

INSÔNIA


Olho
  o relógio na parede
 os ponteiros parecem ter parado no tempo
a cabeça pesa  
e no lugar do travesseiro têm pedras
o lençol parece ter pulgas
 o calor
o suor na roupa
 que cola no corpo

o pingo da torneira mais parece um estrondo
e a dor de cabeça
que se instala aos poucos
 lateja
 como um alarme de segurança
que pisca
pisca
atormenta

rolo de um lado para o outro
mesmo com os olhos cansados
 as pálpebras  fechadas
não consigo dormir
e lá fora a lua não quer ir 

o jeito é correr para o teclado
despejar tudo
tudo aquilo que transborda
 que incomoda
tudo aquilo que eu quero dizer
mesmo que nunca seja lido 
mas com certeza é preciso escrever

então
 satisfeita com o rascunho
a cabeça mais leve
bocejo
e finalmente
 encontro o meu travesseiro

Jussara Pires 



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ESCREVENDO




Palavras teclo

teclo


apago teclo

teclo


penso

penso

teclo 

penso
teclo

teclo
penso 
teclo


dedos batem na mesa


penso

penso

penso
penso

uma letra

teclo


outra letra

teclo


teclo palavras

teclo


teclo palavras

teclo


teclo

teclo
teclo


unhas roendo




Jussara Pires


sábado, 7 de fevereiro de 2015

COMENDO DOR...




Olho para um lado


e para o outro
só vejo lixo
na cozinha


o saco transbordando
ninguém se importa com isso


o que esperam?
que ele saia andando?

olho para o meu pé

machucado

não tem jeito
vou ter que aguentar
não adianta


ficar amargurado
encho-me de coragem
e piso devagar

fecho um


cato outro
varro

lavo

escovo
pulo daqui


arrasto dali. 
e aos poucos tudo limpo
tudo vai pro lugar
aprovo
feliz com meu feito

deito... 
ai!

Jussara Pires



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AKIRO



Amor desde o primeiro momento
e por toda vida

traquino
esperto
endemoninhado
de uma ninhada de raça pura
 nasceu ele 
o patinho feio
o menor de todos
e o mais levado

ele estava sendo dado
dado não
estavam pagando
para qualquer um ir buscá-lo
não pensei duas vezes
e fui apanhá-lo

seus irmãos já tinham sido vendidos,
mas ele ninguém queria
não tinha as características da raça
tinha cara de vira-lata
e era pura rebeldia
só eu via graça
pois para mim
nada disso importava
e só por pirraça
levei-o para minha casa

desde o primeiro momento
ele trouxe desordem em meu lar
eram os fios dos aparelhos roídos
 
os pés das cadeiras mastigados
e o lixo todo revirado
eu queria morrer!
mas mesmo assim
ele sempre foi
fonte de muita alegria
e sem ele eu não poderia viver

eu não conseguia ficar triste
quando ele estava comigo
parecia estar sempre sorrindo
brincava o tempo todo
e nunca ficava parado
salvo nas horas de receber carinho
nessas horas
ele deitava em meu colo
e ronronava que nem um gatinho

o dia mais triste que eu já vivi
foi o dia em que ele morreu
perdi um ente querido
que era como um filho
e que tirado de mim doeu
é um sentimento que trago comigo
nunca esquecerei de Akiro
meu bom amigo
meu anjo caído do céu

Jussara Pires