Dia de
reflexão
qual a razão da preservação da cultura desse povo?
das riquezas de seus artesanatos?
do conhecimento das ervas medicinais?
da
sabedoria dos anciões?
o índio é a história viva
que nunca foi escrita
passada
de pai para filho
registrada jamais
porém
o índio foi
esquecido
não aprendemos nada com eles
do que eles têm para nos ensinar
a
cuidar da natureza
a respeitar os mais velhos
a educar as crianças
e a criar
guerreiros
corajosos guerreiros
honrados guerreiros
leais guerreiros
o que os
faz grandes demais
talvez aprendêssemos muito mais
com suas crenças
do que
com as nossas descrenças
e apesar de termos deles
só uma
vaga lembrança
eles continuam lutando pela sobrevivência
mesmo em sua subsistência
que nós os deixamos
mesmo assim
vão lutando
contra os grileiros
os fazendeiros
os
madeireiros
os mineiros
e os preconceitos
eles lutam contra todos
eternos guerreiros
é preciso mais que a lembrança de
um dia
é preciso abraçar a luta
que eles enfrentam todos os dias
por tudo que
lhes fora tirado
suas terras
suas caças
seus rios
sua mata...
ou melhor
dizendo
do que resta de sua casa
precisamos preservar a cultura
dos
donos de nossa terra
índio não quer apito
quer ser
respeitado
Viva o Dia do índio!
Jussara Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário